Portuguese
.

IBC-Br: Atividade econômica caiu 0,11% em maio, aponta BC

É a segunda baixa consecutiva do índice, que acumula alta de 2,66% na comparação anual

IBC-Br: Atividade econômica caiu 0,11% em maio, aponta BC (_Tempus_/Envato)

A atividade econômica brasileira apresentou uma queda de -0,11% em maio, na comparação com abril, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (14), pelo Banco Central. Este é o segundo mês seguido de queda no Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Em abril, o IBC-Br já havia apresentado recuo de 0,44% na comparação com março, quando houve alta de 1,09%. No acumulado do ano, o IBC-Br ficou em 2,08%. Em 12 meses, ele acumula alta de 2,66%. Segundo o BC, o índice terminou o trimestre do ano com variação positiva de 0,92%. Na comparação com maio de 2021, o Índice de Atividade Econômica apresentou alta de 3,74%. Assim, chegou a 141,97 pontos.

O IBC-BR é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,25% ao ano. O indicador incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.