Portuguese
.

Um mundo melhor: as lições do “Habibi” Dr. Khalifa Alobeidli

Dr. Khalifa fala sobre a sua visão sobre planejamento para o futuro e da preservação do passado

Um mundo melhor: as lições do “Habibi” Dr. Khalifa Alobeidli (Arquivo pessoal)

Nascido em Abu Dhabi em 1980, Khalifa Abdullah Alobeidli se mudou ainda criança para Al Ain, emirado onde cresceu com seus quatro irmãos e sete irmãs. Tendo sua família como principal referência, Dr. Khalifa não poupa elogio àqueles que o criaram. “Meu pai é meu professor e modelo desde a minha infância, junto com minha mãe amorosa que não poupou esforços para nos criar”.

Hoje, ele é casado e tem filhos que considera “os mais belos presentes do destino”. Dr. Khalifa estudou na Universidade dos Emirados Árabes Unidos e tem uma longa lista de conquistas acadêmicas: é especializado em Ciências da Computação, tem bacharel em Comunicação Social e Relações Públicas, diploma em Ciências Policiais, além de ser mestre em Relações Internacionais e doutor em Administração e Economia.

Em 1999 ele ingressou no corpo militar de Abu Dhabi e, no ano seguinte, passou a trabalhar no Ministério do Interior, onde está até hoje. Dr. Khalifa afirma que o trabalho nas forças armadas de seu país o ensinou a ter disciplina e saber gerenciar o tempo. Há 22 anos trabalhando para o Estado, fica nítida a admiração de Dr. Khalifa pelo país em que nasceu, cresceu e vive até hoje.

Apesar de já ter conhecido mais de 40 países mundo afora, Dr. Khalifa afirma que nunca pensou em morar longe de sua terra natal. “Graças a Deus nós vivemos felizes aqui e temos uma liderança e um governo que cuidam de seu povo em todas as circunstâncias”, explicou.

No entanto, das dezenas de nações que já conheceu, ele conta que a Arábia Saudita é “mais próxima à seu coração”, com as cidades de Meca e Medina. Mas Egito, Austrália, Líbano, Brasil, França, Japão, Indonésia, Singapura, Jordânia, Albânia e Kosovo também estão na lista de seus países favoritos.

“Meu coração está ligado ao amor do povo acolhedor e generoso do Brasil. Nós (aqui dos Emirados Árabes Unidos) temos uma bela relação com o povo brasileiro. A maioria dos nossos instrutores de Jiu-Jitsu em Abu Dhabi são brasileiros”, conta.

Importância da educação e do planejamento financeiro

Entre os ensinamentos que aprendemos com Dr. Khalifa e com a cultura dos Emirados Árabes Unidos, está a preocupação com o futuro. Ele resume o planejamento como “um passo essencial para o sucesso que aspiramos alcançar”.

“Os desafios do futuro devem ser minuciosamente estudados para que não tropecemos no meio do caminho. Portanto, quem quer atingir seus objetivos e traçar uma visão para o futuro de seus dias, deve planejar esse futuro começando agora, desenhando percepções do futuro no presente, depois trabalhando para alcançar essas percepções. Planejar e estabelecer metas à luz das possibilidades atuais e futuras disponíveis é um passo muito importante para os indivíduos na construção de um futuro que beneficie o indivíduo e a sociedade, pois é uma das causas mais importantes de sucesso em todos os aspectos da prática”, revela.

Outro ponto importante que Dr. Khalifa ressaltou foi a educação das crianças, que são o futuro de toda a sociedade. Apesar de entender que a criação varia de geração para geração, ele afirma que a criação dos filhos, especialmente na infância e na adolescência impacta o restante da vida deles.

“A qualidade dessa educação e a relação entre um filho e seus pais afeta muito as várias áreas de desenvolvimento como linguagem, comunicação, desempenho acadêmico, gestão de processos cognitivos, saúde mental e física, autodisciplina e relacionamento dele a família e colegas, o que torna a criação dos filhos uma das questões mais difíceis na vida dos pais. Porque não pode ser por meio de ordens e instruções, mas sim da interação dos pais com seus filhos socialmente durante todas as fases de seu desenvolvimento. Assim, a conscientização das crianças começa desde cedo para se realizar, e para saber o que os pais realmente querem delas”, reflete.

O legado dos ancestrais e o para as futuras gerações

A importância da cultura e da história é inegável. Como bem diz Dr. Khalifa, esse patrimônio “é o vaso do qual derivam a sua fé, tradições, valores autênticos, língua, ideias, práticas e modo de vida que expressa a sua cultura e identidade nacional. É a ponte de comunicação entre as gerações e um dos principais pilares no processo de crescimento, desenvolvimento e construção”.

Nos Emirados Árabes Unidos, as gerações sabem bem a importância desse legado e o mantém vivo até hoje através de suas crenças, literatura, costumes, tradições. Inclusive Dr. Khalifa ajuda a manter o legado vivo através do trabalho que faz ao lado de seu irmão, amigo e professor Sua Excelência Dr. Obaid Al Ketbi em seu museu particular: o Museu 1185. Ele explica que no museu eles documentam práticas, conhecimentos e etiqueta que foram adquiridos através de um dos grandes nomes do país.

Sobre o legado que ele quer ter é simples, mas não fácil: “deixar o mundo melhor do que é agora”. “Procuro muitas maneiras de deixar um impacto nas gerações futuras, escrevendo minha experiência em um livro ou fazendo algo que mereça ser escrito após minha morte. E tento com meus belos relacionamentos com aqueles ao meu redor deixar meu nome em seus corações e não em minha lápide, criando meus filhos de uma maneira boa, deixando meu impacto neles para as gerações futuras”, confessa.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.