Portuguese
.

Inflação recorde pegou BC de surpresa, diz Roberto Campos Neto

Presidente do BC palestrou em evento nesta segunda-feira

Inflação recorde pegou BC de surpresa, diz Roberto Campos Neto (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que palestrou nesta segunda-feira (11) em evento realizado pela Arko e Traders Club, afirmou que a inflação recorde de março foi uma surpresa. Segundo os dados do IBGE, o avanço de 1,62% foi o maior salto dos últimos 28 anos para o mês e o acumulado de 12 meses é o maior desde 2003.

Campos Neto afirmou que o BC está analisando o cenário e que além da alta nos combustíveis, o que também elevou o índice foi o preço de vestuário e alimentação fora de casa – o que foi uma surpresa, segundo ele. “Nossa inflação está muito alta, núcleos estão muito altos, temos comunicado com transparência”, afirmou.

No entanto, Campos Neto ainda disse que o recente movimento do câmbio, que vem valorizando o real, ainda não está sendo totalmente refletido nos preços e nos índices de inflação. Vale lembrar que a moeda brasileira é a que mais valorizou dentro do G-20 no acumulado do ano.

Vale lembrar que nas últimas apresentações, o presidente do Banco Central já afirmou que eles podem rever seus posicionamentos e aumentar ainda mais o aperto monetário para tentar controlar a inflação. Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em 11,75% ao ano, enquanto o acumulado da inflação nos últimos 12 meses é de 11,3%.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.