Portuguese
.

Nova projeção da inflação aumenta para 6,45%, aponta Focus

IPCA começa a sentir os efeitos da guerra; expectativa para Selic e PIB também aumentaram

Nova projeção da inflação aumenta para 6,45%, aponta Focus Twenty20Photos

O Banco Central (BC) divulgou na manhã desta segunda-feira (14) o Boletim Focus com as novas projeções para os próximos anos. O destaque ficou para o aumento no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, que saiu de 5,65% na semana passada, para 6,45%. A projeção do PIB em 2022 também aumentou passando para 0,49%, ante 0,42%.

O aumento do PIB vem seguindo a alta persistente da inflação, que, somado ao crescimento ainda baixo, traz um cenário preocupante de estagflação. A expectativa que era de 5,65%, subiu para 6,45%, com o avanço dos valores de fertilizantes, safras menores e o barril de petróleo em valores recordes, afetando toda a cadeia alimentícia e logística, no Brasil e no mundo. Vale lembrar que o aumento do IPCA é acompanhado de perto pela alta da taxa básica de juros, a Selic, que já está projetada para subir até 12,75% ante os 12,25% esperados na última semana. Com isso, os ativos de renda fixa indexados à estas taxas, devem acompanhar o avanço e recompensar o investidor que busca ativos de menor risco“, explica Vinicius Felchack, executivo de investimentos da Invest4U.

Para 2023, o mercado também aumentou a projeção do IPCA, indicando inflação de 3,71% ante 3,51% estimados na semana passada. O PIB do ano que vem sofreu redução na expectativa, saindo de 1,50% para 1,43%.

A Selic, taxa de juros básica, teve aumento e a expectativa é que termine o ano em 12,75%, ao contrario do previsto na última semana de 12,25%. Vale lembrar que na próxima quarta-feira (16) o Copom deve anunciar a nova taxa real.

Já a expectativa para o dólar caiu novamente, ficando agora em R$5,30 no final do ano, ante R$5,40 da última semana.,


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.