Portuguese
.

Boletim Focus aumenta projeção do PIB para 2022

Já a projeção da inflação aumentou pela oitava semana seguida e permanece acima da meta

Boletim Focus aumenta projeção do PIB para 2022 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O mercado financeiro elevou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022. Segundo o Boletim Focus, divulgado durante a manhã desta segunda-feira (7) pelo Banco Central (BC), a nova projeção é de 0,42%, ante os 0,3% da semana passada. O aumento acontece após a divulgação do PIB de 2021, que foi de 4,6%, acima das expectativas. Para 2023, a expectativa permanece a mesma, de 1,5%.

Por outro lado, o mercado também aumentou a projeção da inflação para este ano. É a oitava semana seguida de alta no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A nova projeção do Focus prevê um aumento de 5,65% para 2022, ante a previsão de 5,60% na semana passada.

A projeção da inflação já está há algumas semanas acima da meta definida pelo governo, de 3,5%, com margem de 1,5 ponto percentual – ou seja, até 5%. Caso se confirmem as previsões, será o segundo ano seguido estourando a meta.

É importante ressaltar que o aumento do IPCA é acompanhado por uma possível alta da taxa básica de juros, a Selic, que já está projetada para subir até 12,25%. Com isso, os ativos de renda fixa indexados à estas taxas, devem acompanhar o avanço. Além disso, é importante analisar que muito disso é analisado baseado na escalada de sanções à economia russa e sua parte comercial, desde fertilizantes até o petróleo, que elevam os preços de toda a cadeia produtiva mundial, causando uma inflação ainda maior do que se era projetado no início de janeiro“, explica o diretor de investimentos da Invest4U, Vinicius Felchack.

O Boletim Focus manteve a previsão da Selic em 12,25%. Em fevereiro, o Copom aumentou a taxa de juros para 10,75% e informou que seguirá elevando os juros básicos até que a inflação esteja controlada no médio prazo. Para 2023, a previsão aumentou para 8,5%, ante os 8% da semana passada.

Já a expectativa para o dólar caiu, sendo agora a estimativa de R$5,40 enquanto na semana passada era de R$5,50.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.