Portuguese
.

José Mauro Coelho pede demissão e deixa presidência da Petrobras

Coelho assumiu a presidência da estatal no dia 14 de abril

José Mauro Coelho pede demissão e deixa presidência da Petrobras (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras informou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente na manhã desta segunda-feira (20). Ele estava sendo pressionado pelo governo após a nova alta no preço dos combustíveis anunciado na última sexta-feira (17).

A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora“, informou a estatal em comunicado. Por volta das 11h20, a Petrobras informou que Fernando Borges assumiria a presidência interina da estatal.

A empresa ainda afirmou que Coelho também deixou Conselho de Administração da companhia. Poucos minutos após a abertura do pregão, por volta das 10h20 (horário de Brasília), a B3 anunciou que estava suspendendo as negociações de ações da Petrobras (PETR3; PETR4).

A saída de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras era esperada há quase um mês, quando o governo anunciou que seria realizada a terceira troca de comando na empresa, afirmando que “diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos”.

Os dois antecessores de Coelho na presidência da Petrobras, Roberto Castello Branco e o general Joaquim Silva e Luna, também deixaram o comando da estatal por conta da pressão do governo diante da alta do preço do combustível.

Vale lembrar que a política de preços da Petrobras é a mesma adotada em 2016 pelo governo de Michel Temer, que leva o critério de paridade internacional. Com isso, o preço do combustível varia de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional, cotado em dólar. Hoje, durante a manhã, o Brent caía -0,42% a US$ 112,65, enquanto o WTI recuava -0,25% a US$ 107,72.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.