Portuguese
.

Guerra na Ucrânia completa 100 dias nesta sexta-feira

Rússia invadiu o território ucraniano no dia 24 de fevereiro

Guerra na Ucrânia completa 100 dias nesta sexta-feira (Twitter/Ministério da Defesa da Ucrânia)

Nesta sexta-feira (3) completam 100 dias desde que as tropas russas invadiram a Ucrânia, no dia 24 de fevereiro. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), essa guerra está causando a maior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, deixando mais 14 milhões de pessoas deslocadas.

Até o momento, foram confirmadas a morte de mais de 4 mil civis – no entanto, a ONU admite que esse número deve ser muito maior. Segundo as autoridades de Kiev, 100 dias após a invasão a Rússia já dominou 20% do território ucraniano.

Relembre como começou

No dia 24 de fevereiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que estava começando uma “operação especial militar” para defender as repúblicas separatistas de Donbass e Donetsk, a qual havia reconhecido como territórios independentes.

Entre as condições para o fim da guerra, os russos pediam o reconhecimento da Crimeia como território russo – região ucraniana invadida em 2014 -, além de que a Ucrânia aderisse a um “status neutro” e a “desnazificação” dos ucranianos.

Logo que a invasão aconteceu, os Estados Unidos e a União Europeia começaram a anunciar sanções econômicas, como forma de pressionar os russos a recuarem. Apesar dos pedidos de Volodymyr Zelensky, os ocidentais não enviaram tropas para o território ucraniano, mas entregaram armas para ajudar o exercito da Ucrânia a se defender.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.