Portuguese
.

Governo federal anuncia nova troca de presidente da Petrobras

José Mauro Coelho ficou apenas 40 dias no cargo

Governo federal anuncia nova troca de presidente da Petrobras (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Ministério de Minas e Energia divulgou, na noite desta segunda-feira (23), uma nota oficial em que informa que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, decidiu trocar o presidente da estatal. Segundo a nota, José Mauro Ferreira Coelho, que assumiu o cargo há apenas 40 dias, será substituído por Caio Mário Paes de Andrade na presidência da empresa.

A Petrobras informou que recebeu o ofício do Ministério das Minas e Energia solicitando providências para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de promover a destituição, e eleição de membro do Conselho de Administração para indicar Caio Mario Paes de Andrade em substituição a José Mauro Ferreira Coelho. O ofício solicita, ainda, que Paes de Andrade seja, posteriormente, avaliado pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de presidente da estatal.

Tendo em vista que José Mauro Ferreira Coelho foi eleito pelo sistema do voto múltiplo na Assembleia Geral Ordinária realizada em 13 de abril último, caso aprovada pela assembleia geral, sua destituição implicará na destituição dos demais membros do conselho eleitos pelo mesmo processo, devendo a companhia realizar nova eleição para esses cargos, nos termos do artigo 141, § 3º, da Lei 6.404/76”, diz a nota. A Petrobras informa que novos fatos relevantes serão oportunamente divulgados ao mercado.

O mercado não reagiu bem à notícia, visto que essa é a terceira troca na presidência da estatal e aumenta os temores de uma interferência na empresa à medida que o governo se mostra insatisfeito com a política de preços da companhia. Durante a manhã, as ações ON da Petrobras (PETR3) caíam -2,29%, enquanto os papéis PN (PETR4) recuavam -2,55%.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.