Portuguese
.

Paulo Guedes afirma que vai atuar para a aprovação de medidas de apoio ao mercado de capitais

Ministro da Economia afirmou que mercado de capitais deve receber muitos investimentos nos próximos anos

Paulo Guedes afirma que vai atuar para a aprovação de medidas de apoio ao mercado de capitais (leungchopan/envato)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na última segunda-feira (18) que tão logo o Congresso Nacional retome as atividades, após o recesso, o governo vai procurar aprovar medidas de apoio ao mercado de capitais. Guedes participou da solenidade de posse do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o advogado e professor João Pedro Barroso do Nascimento, no Rio de Janeiro.

O ministro destacou que o Brasil está fazendo a mudança de marcos regulatórios em todos os setores da economia. Ele não detalhou as medidas que pretende apoiar a aprovação, mas elas devem ser divulgadas pelo governo nos próximos dias.

Ele ainda afirmou que o mercado de capitais nacional vai receber muitos investimentos nos próximos anos. Segundo Guedes, são trilhões de dólares que estão circulando pelo mundo e vão precisar se reposicionar, e o Brasil possui requisitos facilitadores para isso, como proximidade e confiabilidade. O ministro também assinalou que a Europa precisa do Brasil para garantir sua segurança energética e o resto do mundo para garantir sua segurança alimentar.

No entanto, o ministro da Economia nem sempre foi tão otimista quanto agora. Em setembro, Guedes disse que o Brasil poderia ter um “crash” econômico pior do que o de 1929, citando a grave crise financeira mundial que se seguiu à queda da bolsa de valores de Nova York.

Nascimento, que assumiu a presidência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no último dia 1º, afirmou que uma das principais metas da autarquia é repensar o modelo de financiamento, com foco na valorização do corpo técnico. Atualmente, a CVM tem um déficit de 30% nos cargos e, para suprir essa demanda, pretende realizar um concurso público. Além disso, o presidente da CVM também quer desenvolver um programa de jovens talentos em parceria com agentes do mercado.

Também visará a evolução da tecnologia computacional para corrigir falhas de mercado mas a primeira área que deverá passar por esse processo de mudança é a de escrituração e custódia de papéis.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.