Portuguese
.

Você conhece os rubis da Birmânia?

Rubis da região da Birmânia, atualmente conhecida por Myanmar, são os mais valiosos e cobiçados

Você conhece os rubis da Birmânia? (riversmoke/Twenty20)

Das pedras preciosas coloridas, os rubis são os que comandam os preços mais altos por quilate atualmente. Cobiçado desde sempre pela realeza, exploradores e colecionadores, os rubis são encontrados em diversas partes do mundo. No entanto, há uma região específica que tem os mais desejados: Myanmar, antigamente conhecido por Birmânia.

Os Rubis Birmaneses vêm principalmente de duas minas: uma localizada no Vale Mogôk e outra em Möng Hsu e eles diferem em suas aparências, principalmente porque os rubis de Möng Hsu têm zoneamento de cores na forma de núcleos escuros e precisam ser tratados para ficar mais homogêneo.

rubis da birmania mong shu
(Reprodução/thenaturalrubycompany)

Por outro lado, os rubis encontrados no Vale Mogôk já são extraídos quase beirando a perfeição. A característica principal dessas pedras são suas cores avermelhadas intensas como sangue adicionadas a um forte brilho e uma fluorescência que lembra o fogo.

A pedra inclusive foi escolhida pela realeza britânica para personalizar uma das tiaras da Rainha Elizabeth II. A peça inclui 96 rubis da Birmânia que a Majestade recebeu diretamente do povo birmanês como presente de casamento.

Com o passar dos anos, os rubis da Birmânia foram se valorizando e, na última década, seu valor superou o diamante. Se tornando uma boa opção para além de joias, também ser um bom investimento.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.