Portuguese
.

Banco Central da Ucrânia eleva taxa de juros para 25%

Entidade diz que objetivo é proteger a moeda local e garantir a estabilidade dos preços em meio à guerra contra a Rússia

Banco Central da Ucrânia eleva taxa de juros para 25% (photovs/Twenty20)

O Banco Central da Ucrânia (NBU) decidiu nesta quinta-feira (2) por elevar a taxa de juros pela primeira vez desde que o país foi invadido pelo Rússia, passando de 10% para 25%.

Segundo o NBU, a decisão foi tomada para proteger a moeda local, grívnia, combater a inflação de dois dígitos e proteger a renda e a poupança da população, além de garantir a estabilidade dos preços em meio à guerra contra a Rússia. Logo após a invasão, eles haviam decidido congelar a taxa em 10%, mas na última semana já haviam sinalizado que poderiam revisar os custos dos empréstimos, já que as atividades empresariais estão começando a se recuperar nas partes mais seguras do país.

“O Banco Nacional espera que a elevação da taxa de desconto para 25% seja suficiente para aliviar a pressão no mercado cambial e estabilizar as expectativas de inflação, o que no longo prazo criará as condições para a transição para um ciclo de redução da taxa“, afirmou em nota.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.