Portuguese
.

Receita Federal prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda

Declaração do Imposto de Renda pode ser entregue até o dia 31 de maio

Receita Federal prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal oficializou nesta terça-feira (5) o novo prazo para entrega do Imposto de Renda 2022, prorrogando para o dia 31 de maio. Antes o prazo era 29 de abril, com isso, os contribuintes ganham mais um mês para declarar os rendimentos obtidos no ano de 2021. Esse é o terceiro ano consecutivo que a Receita adia o prazo.

De acordo com o órgão, o objetivo da prorrogação é diminuir eventuais efeitos da pandemia da covid-19 que possam dificultar o preenchimento e envio das declarações, “visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”.

Até o final de março, a Receita Federal contabilizava quase 6 milhões de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF) entregues. A expectativa é de que 34,1 milhões sejam enviadas até o final do prazo.

De acordo com as regras, estão obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70 no ano passado.

A Instrução Normativa de hoje mantém o cronograma para a restituição dos cinco lotes aos contribuintes. O primeiro está previsto para 31 de maio. Os segundo e terceiro lotes serão restituídos no dia 30 de junho e de julho. O quarto lote está previsto para 31 de agosto; e o último para 30 de setembro.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.