Portuguese
.

China: PIB cresce 0,4% no segundo trimestre do ano, abaixo do esperado

Em relação ao primeiro trimestre, a economia chinesa caiu 2,6%

China: PIB cresce 0,4% no segundo trimestre do ano, abaixo do esperado (saks727/Twenty20)

A crescimento da economia da China desacelerou no segundo trimestre do ano. O Produto Interno Bruto (PIB) do período cresceu 0,4% em relação a 2021, ante expectativa do mercado de 1%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelas autoridades chinesas. A retração é consequência do surto de Covid-19 que assolou o país e impôs rigorosos bloqueios e lockdowns nas principais cidades do país.

Em relação ao primeiro trimestre de 2022 a economia chinesa caiu 2,6%. Esse resultado significa a primeira contração trimestral desde o primeiro trimestre de 2020, período em que se iniciou a pandemia.

No primeiro semestre deste ano, o PIB do país aponta crescimento de 2,5%, deixando a meta de crescimento econômico do país (5,5%) um pouco longe de ser alcançada.

A China também divulgou os dados do varejo e da indústria. As vendas de varejo em junho subiram 3,1%, após queda de 6,7% em maio. A expectativa do mercado era de uma queda de 1% nas vendas.

Por outro lado, a produção industrial cresceu 3,9%, abaixo dos 4,4% esperados pelos especialistas. No entanto, o número também foi maior que o registrado em maio (0,7%). O Departamento Nacional de Estatítisca (NBS) ainda divulgou que o desemprego urbano caiu de 5,9% para 5,5%, atingindo a meta de Pequim de 5,5%.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.