Portuguese
.

PIB do Brasil cresce 1% no primeiro trimestre, abaixo das expectativas

Mercado esperava crescimento de 1,2%

PIB do Brasil cresce 1% no primeiro trimestre, abaixo das expectativas (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que esperava um crescimento de 1,2% da economia brasileira.

Segundo o IBGE, o PIB totalizou R$ 2,249 trilhões, em valores correntes, no primeiro trimestre do ano. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a economia do país cresceu 1,7%. Os dados também mostram um crescimento de 4,7% no acumulado de 12 meses.

A alta foi puxada pelo setor de serviços, que cresceu 1% em relação ao trimestre anterior. A indústria teve variação de 0,1%, enquanto a agropecuária recuou 0,9% no período.

Nos Serviços, houve crescimento em Outros serviços (2,2%), Transporte, armazenagem e correio (2,1%), Comércio (1,6%), Atividades imobiliárias (0,7%) e Administração, saúde e educação pública (0,6%). Ocorreram quedas na Informação e comunicação (-5,3%) e na Intermediação financeira e seguros (-0,7%). Dentre as atividades industriais, houve avanço nas atividades de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (6,6%), Indústrias de Transformação (1,4%) e Construção (0,8%). O único desempenho negativo ocorreu nas Indústrias Extrativas (-3,4%).

Sob a ótica da demanda, a alta do PIB no período foi puxada pelo consumo das famílias, que subiu 0,7%. O consumo do governo variou 0,7%, enquanto que a formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, caiu 3,5%. No setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 5%, enquanto as importações caíram 4,6%.

com informações da Agência Brasil e IBGE


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.