Portuguese
.

EUA: Inflação medida pelo PCE avança 1% em junho e atinge 6,8% em 12 meses

Índice é utilizado como referência pelo Federal Reserve para determinar elevações de juros

EUA: Inflação medida pelo PCE avança 1% em junho e atinge 6,8% em 12 meses (mikehutch40/Twenty20)

inflação nos Estados Unidos medida pelo Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE) subiu 1% em junho, acumulando uma alta de 6,8% nos últimos 12 meses, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Departamento de Comércio. A alta no mês é a maior desde 2005 e o valor acumulado é o maior desde 1982.

O núcleo do PCE, que exclui os itens mais voláteis como alimentos e energia, subiu 0,6% na comparação mensal, ante expectativa do mercado de alta de 0,5%. Com isso, o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 4,8%. Vale lembrar que o núcleo do indicador – junto com o índice de preços ao consumidor (CPI) – é usado como referência pelo Federal Reserve (Fed) para monitorar a inflação e determinar a elevação dos juros do país.

Quem também subiu acima do esperado foi os gastos do consumidores em junho. Responsáveis por dois terços da atividade econômica do país, os gastos subiram 1,1%, enquanto economistas consultados pela Reuters previam uma alta de 0,9%.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.