Portuguese
.

Rússia x Ucrânia: confira as últimas notícias do conflito no leste europeu

Guerra entrou no 23º dia nesta sexta-feira(18)

Rússia x Ucrânia: confira as últimas notícias do conflito no leste europeu (Twitter/Ministério da Defesa da Ucrânia)

Estados Unidos e China conversam sobre conflito
O presidente chinês, Xi Jinping, conversou com o presidente americano, Joe Biden, nesta sexta-feira (18) e afirmou que não tem interesse de se envolver na guerra entre Rússia e Ucrânia. Jinping ainda teria pedido para que Biden fizesse esforços para que o conflito termine o mais rápido possível, além de sugerir que a Otan converse com a Rússia para “resolver questões por trás da crise”, informou o governo chinês. Já a Casa Branca anunciou que Biden deixou claro para a China que um eventual apoio à Rússia durante a guerra terá “implicações e consequências“.

ONU pede investigação por morte de civis
Ao menos 752 pessoas morreram até o momento, incluindo 52 crianças, durante a guerra que assola a Ucrânia, disse a subsecretária-geral da ONU para Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo, ao Conselho de Segurança da organização, afirmando que o número real deve ser muito maior. “A maioria dessas vítimas foi causada pelo uso em áreas povoadas de armas explosivas com ampla área de impacto. Centenas de prédios residenciais foram danificados ou destruídos, assim como hospitais e escolas”, informou DiCarlo, completando que “a magnitude das baixas civis e a destruição da infraestrutura civil na Ucrânia não podem ser negadas. Isso exige uma investigação completa e responsabilidade.

Putin discursa em estádio lotado em Moscou
O presidente da Rússia falou para cerca de 100 mil pessoas em evento que marcava os oitos anos da anexação da Crimeia pela Rússia. Ele parabenizou os soldados que lutam na Ucrânia, segundo Putin em uma ação para salvar o país do nazismo e evitar um genocídio. “A Rússia já tinha feito todo o possível para levantar a Crimeia. Sebastopol criou uma barreira contra os neonazistas, e as pessoas em Donbass também não concordaram com esse governo“, afirmou.

Zelensky diz que Ucrânia irá integrar União Europeia
O presidente ucraniano fez um pronunciamento ao vivo nesta sexta-feira (18) em que voltou a afirmar que a Ucrânia será parte da União Europeia. “Nós vamos reconstruir tudo. Nós vamos ser membros da União Europeia. Nossa vida vai ser diferente“, falou Zelensky.

Mariupol é alvo de pelo menos 50 ataques por dia
O conselho da cidade de Mariupol informou que tem sido alvo de 50 a 100 ataques por dia. “A cidade está bloqueada há dezesseis dias, mais de 350.000 moradores de Mariupol continuam se escondendo em abrigos e porões dos bombardeios contínuos das forças de ocupação russas“, afirmou em comunicado.

Ucrânia acusa Rússia de contratar mercenários para a guerra
Em vídeo divulgado no final da noite de quinta-feira (17), o presidente da Ucrânia acusou a Rússia de estar contratando mercenários para a guerra. “Temos informações de que os militares russos estão recrutando mercenários de outros países e tentando enganar o maior número possível de jovens para o serviço militar“, disse Zelensky.

Cidade de Lviv, próximo a fronteira com a Polônia, é atacada pela primeira vez
A Rússia atacou pela primeira vez a cidade de Lviv nesta sexta-feira (18). Segundo o prefeito da cidade, mísseis russos atingiram uma oficina mecânica de aviões que fica a cerca de 6,5km do centro, mas não deixaram nenhum ferido.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.