Portuguese
.

Dados recentes da inflação mostram que é preciso acelerar a alta dos juros, diz presidente do Fed

Jerome Powell afirmou que a meta é restaurar a estabilidade de preços

Dados recentes da inflação mostram que é preciso acelerar a alta dos juros, diz presidente do Fed (Divulgação/Fed)

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (22) que os dados recentes da inflação norte-americana mostram que o banco central precisa acelerar a alta de juros.

Ele ainda afirmou que a meta do Fed é restaurar a estabilidade de preços no novo cenário econômico e que, para isso, precisam levar rapidamente os juros para o território neutro. Na semana passada, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) elevou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, ficando entre 1,50% e 1,75% – o juro neutro está estimado em 2,5%.

Powell afirmou que o banco central norte-americano pretende continuar elevando os juros até ver uma prova clara de que a inflação está desacelerando para a meta (2%). As projeções das autoridades divulgadas na semana passada mostrou que os 18 membros do Fomc esperam aumentar a taxa de juros para pelo menos 3% ainda neste ano, com a maioria esperando a taxa entre 3,25% e 3,5% até dezembro.

Antecipamos que os aumentos contínuos das taxas serão apropriados“, disse Powell, que reconheceu que a alta de juros não deve ajudar a deter o aumento dos preços da gasolina e de alimentos. No entanto, o presidente do Fed afirmou que esse caminho mais agressivo adotado pelo Fed visa moderar os gastos das famílias, para elevar os preços dos ativos e fortalecer o dólar, o que contribuiria para restringir o processo inflacionário.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.

Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.