Portuguese
.

Confiança do empresário da indústria sobe pelo 3º mês seguido

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 1,5 pontos em junho, segundo a FGV-Ibre

Confiança do empresário da indústria sobe pelo 3º mês seguido (alinabuzunova/Twenty20)

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), cresceu 1,5 ponto na passagem de maio para junho. Essa é a terceira alta consecutivo do indicador, que atingiu 101,2 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos, o maior nível desde novembro de 2021, quando o índice estava em 102,1 pontos.

O ICI sobe pelo terceiro mês seguido em junho, ultrapassando o nível neutro dos 100 pontos. Observa-se aumento da satisfação em relação à situação presente dos negócios e avalições muito positivas quanto à demanda externa, com destaque para o bom momento dos segmentos de consumo não durável e intermediários. Na ótica das expectativas as previsões são otimistas no horizonte de três meses, mas ainda cautelosas no de seis, uma diferença possivelmente decorrente da preocupação com a escalada inflacionária e dos juros internos, além do previsível aumento da incerteza durante o período eleitoral” comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

Treze dos 19 segmentos da indústria brasileira analisados pela pesquisa apresentaram aumento da confiança em junho, na comparação com maio. O Índice Situação Atual (ISA) avançou 1,9 ponto, para 102,3 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,2 ponto para 100,2 pontos. Ambos atingem o maior nível desde novembro de 2021.

Entre os quesitos que integram o ISA, o melhor desempenho ocorreu no indicador que mede o grau de satisfação com o nível de demanda por produtos industriais, com alta de 3,2 pontos na margem (102,9 pontos), alcançando o maior nível do ano. Entre as expectativas, o indicador que mede o otimismo com a evolução da produção física nos três meses seguintes foi o que mais influenciou na alta do ICI em junho, ao subir 2,4 pontos, para 102,9 pontos, o maior nível desde dezembro de 2020 (110,4 pontos).


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.