Portuguese
.

Powell diz que Fed pode agir de forma mais agressiva em relação aos juros

Presidente do Fed não descartou aumento mais agressivo da taxa de juros

Powell diz que Fed pode agir de forma mais agressiva em relação aos juros (RLTheis/Twenty20)

O presidente da Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, Jerome Powell afirmou hoje que o país irá agir de maneira mais agressiva para controlar a inflação, se for necessário. Ele disse que o aumento da taxa de juros irá continuar até que a inflação esteja sob controle.

Tomaremos as medidas necessárias para garantir um retorno à estabilidade de preços”, falou em discurso no National Association for Business Economics. “Em particular, se concluirmos que é apropriado agir de forma mais agressiva, elevando a taxa em mais de 25 pontos base em uma reunião ou em mais reuniões, o faremos. E se determinarmos que precisamos ir além das medidas comuns de neutralidade e adotar uma postura mais restritiva, faremos isso também”, alertou.

Vale lembrar que na última quarta-feira, o Fed aumentou a taxa de juros pela primeira vez em quatro anos. “Elevamos nossa taxa de juros básica pela primeira vez desde o início da pandemia e dissemos que prevemos que os aumentos de taxas em andamento serão adequados para alcançar nossos objetivos. Também dissemos que esperamos começar a reduzir o tamanho do nosso balanço patrimonial em uma próxima reunião”, falou Powell, indicando que esse passo possa ser dado já na próxima reunião, que acontece em maio.

O presidente do Fed também falou sobre o conflito no leste europeu, dizendo que terá um impacto significativo na economia mundial. Além dos efeitos nos commodities, como o petróleo, a guerra deve restringir a atividade econômica, o que impactará nas cadeias produtivas.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.