Portuguese
.

OMS atualiza plano para saída da fase emergencial da pandemia

Plano prevê três cenários

OMS atualiza plano para saída da fase emergencial da pandemia (formatoriginal/envato)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na última quarta-feira (30), um plano atualizado que estabelece estratégias que, se implementadas ainda em 2022, podem permitir que o mundo saia da fase emergencial da pandemia da covid-19. Ele inclui três cenários de como o vírus pode evoluir no próximo ano.

No entanto, a OMS pediu para que os países mantenham ou aumentam a capacidade de de vigilância ao vírus, para que percebam mais rapidamente qualquer mudança. Além disso, pediu para que melhorem as habilidades para detectar a covid longa, a fim de rastrear e reduzir as consequências de longo prazo após o fim da pandemia.

De acordo com o que sabemos agora, o cenário mais provável é que o vírus da covid-19 continue evoluindo, mas a gravidade da doença que ele causa irá reduzir com o tempo enquanto a imunidade aumenta por conta da vacinação e das infecções“, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

No cenário base, descrito pelo diretor-geral da organização, o vírus causaria menos surtos graves, tendo altas periódicas no número de transmissão. Isso tornaria necessária o uso de doses de reforço para pessoas que estão em maior risco. O vírus ainda poderia entrar em padrão sazonal, com pico nos meses mais frios, assim como a influenza (gripe).

Já no melhor cenário, as variantes que surgissem no futuro seriam menos graves e a proteção de doenças graves seria de longa duração, fazendo com que não houvesse necessidade manter doses de reforço da vacina.

Já no pior cenário, o vírus volta a ser uma forte ameaça através das novas variantes, altamente transmissível e mortal. Com isso, as vacinas atuais de ser tão eficientes e precisariam de mudanças mais significativas.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.