Portuguese
.

Fed eleva taxa de juros dos Estados Unidos em 0,5 ponto percentual

Alta vem de acordo com a expectativa do mercado

Fed eleva taxa de juros dos Estados Unidos em 0,5 ponto percentual (Divulgação/Fed)

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed) anunciou nesta quarta-feira (4) que elevou a taxa de juros do país em 0,5 ponto percentual, com isso ela passa a ser de 0,75% a 1% ao ano. O aumento vem de acordo com a expectativa do mercado.

A decisão vem enquanto o país enfrenta a pior inflação dos últimos 40 anos. Essa é a segunda alta feita pelas autoridades monetárias, em março eles já haviam elevado os juros em 0,25 p.p – o primeiro aumento desde 2018.

O Fed também anunciou o início da redução do balanço patrimonial a partir do dia 1º de junho. Nos primeiros três meses o limite de redução será de US$ 47,5 bilhões por mês.

No comunicado divulgado à imprensa, o Fed alertou que “está pronto para ajustar a política monetária caso novos riscos surjam”. Segundo o presidente do Fed, Jerome Powell, o colegiado considera que um ajuste de 0,5 ponto percentual “deve ser apropriado para as próximas reuniões”, afirmando que os Estados Unidos estão preparados para lidar com uma política monetária mais apertada.

Powell ainda disse que a alta de 75 pontos base na taxa de juros não está sendo “ativamente considerada” pelos membros do Fomc.

Em geral, o comunicado seguiu o tom desejado pelos investidores. O que veio como ponto alto foi o discurso de Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve, que mostrou que não vê um aceleração do aperto monetário para tentar segurar a inflação estadunidense de forma mais rápida. Esse pacing com uma alta de 0,75 p.p. seria visto como algo ainda mais severo e os mercados e bolsas do mundo todo reagiriam com mau humor“, analisou o Executivo de Investimentos da Invest4U, Vinicius Felchack.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.