Portuguese
.

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país

Brasil ficou mais de 26 meses em estado de emergência sanitária

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país (Marko Klaric/Twenty20)

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na noite deste domingo (17) o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. Segundo o ministro, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão

No entanto, o ministro ressaltou que a medida não significa o fim da Covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros“, afirmou Queiroga. Atualmente, mais de 73% da população brasileira já completou o esquema vacinal e 71 milhões receberam a dose de reforço.

Covid-19 no Brasil

O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, mesmo mês em que o ministério declarou a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional. A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença no país e que foi decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a pandemia. Segundo último balanço, divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo, o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 30.252.618 casos de covid-19 e 661.960 mortes em decorrência da doença. Há 29.227.051 pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96,6% dos infectados. Há ainda 363.607 casos em acompanhamento.

com informações da Agência Brasil


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.

Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.