O governo norte-americano afirmou nesta sexta-feira (16) que as agências governamentais dos Estados Unidos devem sobrar a fiscalização sobre ativos digitais, como criptomoedas, e identificar lacunas na regulamentação dos mesmos. O Departamento do Tesouro deve liderar um grupo que irá considerar uma moeda digital do banco central, mas a Casa Branco não endossou que deve haver um dólar digital.
Essa ação segue uma ordem que o presidente Joe Biden assinou ainda neste ano “para garantir o desenvolvimento responsável de ativos digitais”. Os relatórios insistem que os reguladores emitam orientações e regras sobre os riscos do ecossistema de ativos digitais, incluindo o potencial de criptomoedas de serem usadas em crimes como lavagem de dinheiro e fraude.
Segundo o governo, Biden pode pedir que o Congresso altere a Lei de Sigilo Bancário (BSA) para incluir provedores de serviços de ativos digitais, como exchanges de criptomoedas e plataformas de tokens não fungíveis (NFT). Essa lei obriga bancos a relatarem qualquer transação suspeita ao Tesouro.