Portuguese
.

Senadores dos EUA querem lei para “mitigar riscos da adoção do Bitcoin por El Salvador”

Os senadores dos Estados Unidos Jim Risch, Bob Menendez e Bill Casidy apresentaram na última quarta-feira (16) uma proposta de lei nomeada “Lei de Responsabilidade por Criptomoeda em El Salvador” (ACES, na sigla em inglês). Eles exigem um relatório do Departamento de Estado sobre a adoção da criptomoeda Bitcoin por El Salvador como moeda legal,

Senadores dos EUA querem lei para “mitigar riscos da adoção do Bitcoin por El Salvador”

Os senadores dos Estados Unidos Jim Risch, Bob Menendez e Bill Casidy apresentaram na última quarta-feira (16) uma proposta de lei nomeada “Lei de Responsabilidade por Criptomoeda em El Salvador” (ACES, na sigla em inglês). Eles exigem um relatório do Departamento de Estado sobre a adoção da criptomoeda Bitcoin por El Salvador como moeda legal, além de cobrar um um plano para “mitigar riscos potenciais para o sistema financeiro dos EUA”.

“A adoção do Bitcoin como moeda legal por El Salvador levanta preocupações significativas sobre a estabilidade econômica e a integridade financeira de um parceiro comercial vulnerável dos EUA na América Central”, disse Risch. “Esta nova política tem o potencial de enfraquecer a política de sanções dos EUA, capacitando atores malignos como a China e organizações criminosas organizadas. Nossa legislação bipartidária busca maior clareza na política de El Salvador e exige que o governo mitigue o risco potencial para o sistema financeiro dos EUA.”

Já Cassidy adotou um tom mais duro ao afirmar que o país da América Central reconhecer a Bitcoin como moeda oficial “abre as portas para cartéis de lavagem de dinheiro e prejudica os interesses dos EUA“. Ele ainda afirmou que “se os Estados Unidos desejam combater a lavagem de dinheiro e preservar o papel do dólar como moeda de reserva do mundo, devemos enfrentar essa questão de frente.

Em resposta, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, criticou a ação dos senadores. “Ok, boomers. Vocês não têm nenhuma jurisdição sobre uma nação soberana e independente. Nós não somos sua colônia nem seu quintal. Fiquem de fora de nossos assuntos internos. Não tentem controlar algo que vocês não podem controlar”:


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.