Portuguese
.

Mesmo com aumento da tensão no leste europeu, Ibovespa abre em alta

Mercado fica atento enquanto países se preparam para impor novas e duras sanções à Rússia

Mesmo com aumento da tensão no leste europeu, Ibovespa abre em alta

A agenda desta terça-feira (22) traz a divulgação da preliminar do mês do índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. No Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto, participam de evento do BTG Pactual. No cenário mundial, todos os países agem com cautela conforme a tensão no leste europeu ficar ainda pior, após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconhecer duas áreas separatistas da Ucrânia como independentes e enviar tropas para os locais.

Brasil

O Ibovespa abre a terça registrando alta de 1,32% a 113.205 pontos, às 10h13 (horário de Brasília). Na agenda política, a Comissão de Assuntos Econômicos (COE) do Senado irá se reunir para discutir os projetos de lei que pedem a regularização de criptoativos no país. Além disso, sai a confiança do consumidor em fevereiro, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Internacional

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta terça, pressionadas pela tensão entre Rússia e Ucrânia. O Hang Seng, em Hong Kong, liderou as quedas registrando baixa de -2,69%. Em Tóquio, o Nikkei recuou 1,71%, enquanto o índice da Coreia do Sul, Kospi, teve queda de 1,35%. O Taiex, em Taiwan, teve perdas de 1,38% enquanto na China continental o Xangai Composto recuou 0,96%.

Na Europa, o mercado opera sem uma direção única. Às 10h42 (horário de Brasília), o Euro Stoxx registrava alta de 0,14%, enquanto o CAC 40 avançava 0,12%. No Reino Unido, o FTSE registrava ganhos de 0,36%. Por outro lado, o DAX da Alemanha recuava 0,09%.

Nos Estados Unidos, a expectativa é que as bolsas de Wall Street abram o dia em queda. Hoje sai a preliminar de janeiro do PMI. O dólar operava em queda de 0,82% a R$5,06 nesta manhã.

Nos commodities, o impasse entre Rússia e Ucrânia segue fazendo os preços do petróleo subir, enquanto isso, o minério ferro registra quedas.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.