Portuguese
.

Boletim Focus aumenta projeção da inflação após aumento da Selic

É a 10ª semana seguida de alta na expectativa do IPCA

Boletim Focus aumenta projeção da inflação após aumento da Selic (LenaKate/Envato)

O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira (21), trouxa uma nova alta na projeção da inflação, passando para 6,59% no ano de 2022. Essa é a décima semana consecutiva que a projeção tem alta . Com isso, o IPCA fica cada vez mais longe da meta – de 3,5% com tolerância de 1,5 ponto percentual (ou seja, até 5%).

O Focus também trouxe nova alta para a taxa básica de juros brasileira, a Selic, que saltou de 12,75% para 13%. Vale lembrar que o Copom elevou a Selic na semana passada e no momento ela está em 11,75%. O Produto Interno Bruto (PIB) deste ano também teve alta e saiu de 0,49% para 0,50%.

Já a previsão para o dólar permaneceu a mesma, a R$5,30. Para o ano de 2023, a estimativa da inflação também teve alta – de 3,70% para 3,75%, assim como a Selic, que saiu de 8,75% e foi para 9%. O dólar aumentou e a expectativa é que ele fique a R$5,22 no próximo ano. Por outro lado, o mercado reduziu a projeção do PIB para 1,30%, ante 1,43% na semana passada.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.