Portuguese
.

Banco Central Europeu eleva taxa de juros pela 1ª vez em 11 anos

Alta dos juros veio acima do esperado pelo mercado

Banco Central Europeu eleva taxa de juros pela 1ª vez em 11 anos (agafapaperiapunta/Twenty20)

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (21) a primeira alta na taxa de juros da região em 11 anos. A entidade monetária busca controlar a alta inflacionária que atinge o continente, enquanto eles ainda tentam se recuperar dos impactos econômicos e sociais causados pela invasão russa na Ucrânia.

Sendo assim, o BCE elevou a taxa em 0,50 ponto percentual, para zero, ante uma expectativa de 0,25 p.p. Com isso, foi encerrada a experiência de oito anos com taxas de juros negativos. Essa taxa negativa significava que os bancos estavam pagando para deixar seu dinheiro no BCE – ela foi projetada para estimular os empréstimos e a atividade econômica, mas ao mesmo tempo estimula a inflação.

O banco central também aumentou sua principal taxa de refinanciamento para 0,50%.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que a medida foi tomada porque a pressão de preços está se espalhando por mais setores e que a expectativa é que a inflação permaneça “indesejavelmente alta por algum tempo”. “Decidimos na balança que era apropriado dar um passo maior para sair das taxas de juros negativas”, explicou.

O Banco Central Europeu ainda prometeu novos aumentos que devem acontecer já na próxima reunião, em 8 de setembro.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.