Portuguese
.

Ata do Fomc deixa próximos passos da política monetária norte-americana em aberto

Membros do Fomc afirmam que inflação segue ‘inaceitavelmente alta’

Ata do Fomc deixa próximos passos da política monetária norte-americana em aberto (Divulgação/Fed)

A ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed), divulgada nesta quarta-feira (17), veio em linha com o que já havia sido informado após a decisão de aumentar os juros em 0,75 ponto percentual no último dia 27 de julho. O documento afirma que a autoridade monetária irá acompanhar os próximos indicadores da economia, como inflação, mercado de trabalho e índices de atividade, para tomar uma decisão no próximo encontro.

A ata da FOMC mostrou que o Federal Reserve deve avaliar com muita atenção os indicadores econômicos dos EUA, como inflação, mercado de trabalho e índices de atividade. Pelo que tudo indica, as autoridades do órgão farão esse movimento mais cauteloso e reativo dos ajustes na taxa de juros americana por receio de serem muito rígidos no aperto monetário e prejudicar a economia do próprio país e do mundo todo. Isso também mostra a preocupação quanto às bolsas de valores e demais ativos de renda variável, que possuem correlação negativa com as decisões do comitê.

Vinicius Felchack, Executivo de Investimentos da Invest4U

A ata ainda afirmou que “os participantes julgaram que, à medida que a postura da política monetária se tornasse ainda mais restritiva, provavelmente seria apropriado em algum momento desacelerar o ritmo dos aumentos das taxas de juros, enquanto avalia os efeitos dos ajustes cumulativos da política sobre a atividade econômica e a inflação“. Esse trecho fez com o que mercado aposte em um ajuste de 0,50 p.p na próxima reunião.

O documento ainda mostra que os membros do Fomc consideram que a inflação ainda está ‘inaceitavelmente alta’ e que “será adequado manter nível restritivo por algum tempo para inflação voltar à meta [de 2%]“. Eles destacaram que os bloqueios contra a covid na China afetaram as cadeias de suprimentos modestamente.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.