Portuguese
.

Petrobras encerra março com nível de utilização das refinarias em 91%

Média de utilização do mês foi de 89%

Petrobras encerra março com nível de utilização das refinarias em 91% (André Motta de Souza/Agência Petrobras)

A Petrobras informou nesta segunda-feira (4) que alcançou 91% de fator de utilização total do parque de refino na última semana de março de 2022. A média do fator de utilização considerando todo o mês foi de 89%.Segundo a companhia, em 2021, o nível médio de utilização das refinarias da Petrobras foi de 83%, maior índice dos últimos 5 anos.

O fator de utilização total do refino considera o volume de carga de petróleo efetivamente processado e a carga de referência das refinarias, ou seja, a capacidade máxima de operar, respeitando os limites de projeto dos equipamentos, os requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos, além da racionalidade econômica das decisões de produção, com foco em geração de valor“, informou a empresa.

“A definição do nível de utilização é uma decisão técnica e econômica, que leva em conta a demanda dos clientes da Petrobras, as alternativas globais de suprimento e preços de petróleo e derivados, diferentes configurações e limites de operação e a necessidade de paradas de manutenção das unidades de refino, entre outros fatores. A Petrobras está produzindo o máximo possível dentro de condições seguras, sustentáveis e econômicas”, disse, em nota, o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa.

A Petrobras informou ainda que irá realizar investimentos de US$ 6,1 bilhões em refino nos próximos cinco anos, para expandir a capacidade de refino, a geração de produtos de maior qualidade e posicionar suas refinarias entre as melhores do mundo em eficiência e desempenho operacional.

Petrobras vive incertezas sobre presidência

A Petrobras vive dias de incertezas sobre seu futuro após a demissão do então presidente da estatal, general Luna e Silva, no dia 28 de março. Na madrugada de sábado (2) para domingo (3), o indicado para assumir a presidência do Conselho de Administração, Rodolfo Landim, informou que não iria aceitar a indicação porque queria focar no Flamengo – time do qual é presidente. Já nesta segunda-feira (4), o jornal O Globo informou que Adriano Pires, indicado para assumir a presidência da Petrobras também desistiu do cargo. Segundo o jornal, a renuncia teria sido por conta de conflito de interesses.

com informações da Agência Brasil


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.

Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.