Portuguese
.

Conselho da Petrobras aprova novo presidente da companhia

José Mauro Coelho toma posse às 15h desta quinta-feira

Conselho da Petrobras aprova novo presidente da companhia (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A assembleia geral de acionistas da Petrobras aprovou na noite da última quarta-feira (13) os nomes indicados para o Conselho de Administração da estatal. Hoje (14), em uma nova reunião, José Mauro Coelho foi aprovado para a presidência executiva da estatal.

O nome de Coelho já havia sido aprovado pelos 11 conselheiros – essa aprovação é uma pré-condição para o executivo assumir o comanda da empresa. A posse na presidência da Petrobras está prevista para acontecer às 15h, na sede da companhia, no centro do Rio.

Ele foi eleito por maioria, mas teve dois votos contrários: do economista Marcelo Mesquita e da representante dos empregados, Rosangela Torres.

José Mauro Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia e seu nome foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para substituir o general Joaquim Silva e Luna. Antes de Coelho, Bolsonaro havia indicado Adriano Pires, que desistiu da indicação em meio a informações de que haveria conflito de interesses.

Novo conselho da Petrobras

Além de aprovar o nome de Coelho, a assembleia ontem também aprovou o nome de Márcio Andrade Weber para ser o novo presidente do Conselho de Administração. Para completar o conselho, foram eleitos Murilo Marroquim de Souza, Ruy Schneider, Sônia Villalobos, Marcelo Gasparino da Silva e Rosangela Torres (representante dos empregados), que já integravam o colegiado, além de Luiz Henrique Caroli e José João Abdalla Filho.

Com essa nova eleição do conselho, os minoritários aumentaram sua participação no colegiado, garantindo mais uma vaga – agora são 4, ante 3. A União, por sua vez, tinha indicado oito nomes e garantiu apenas 6 cadeiras – uma a menos que na antiga composição. Os empregados continuaram com apenas uma cadeira.

Por volta das 11h (horário de Brasília) as ações da Petrobras operavam de forma mista. Os papéis ON (PETR3) registravam alta de 0,12%, enquanto as ações PN (PETR4) recuavam -0,22%.

matéria atualizada às 13h55


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.