Portuguese
.

Secretário do Tesouro Nacional diz que Brasil está “bem estruturado” para enfrentar volatilidade

Paulo Valle ainda afirmou que está cedo para pensar em leilões extraordinários

Secretário do Tesouro Nacional diz que Brasil está “bem estruturado” para enfrentar volatilidade (antonpetrus/Envato)

O secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que o Brasil está em uma posição confortável para enfrentar a volatilidade no mercado internacional causada pela invasão da Rússia à Ucrânia. Valle tentou demonstrar tranquilidade e disse que ainda é cedo para avaliar os impactos da guerra.

O Brasil está bem estruturado para alguma volatilidade internacional. Qualquer medida, a gente vai ter que ver ao longo dos acontecimentos, mas está muito recente para dizer”, disse a jornalistas, acrescentando que ainda é cedo para pensar na hipótese de leilões extraordinário

As contas do governo central, que inclui Tesouro, Previdência Social e Banco Central, registraram um superavit primário (economia para o pagamento da dívida pública) de R$ 76,5 bilhões no mês passado, esse é o melhor saldo positivo desde o início da série histórica, em 1997.

Apenas 5% da dívida pública é externa e 95% (dos títulos emitidos) em real. A participação de estrangeiros é pouco mais de 10% e temos 100% de necessidade de financiamento em caixa e mais de US$ 350 bilhões em reservas”, avaliou Valle.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.