Portuguese
.

Número de brasileiros em Portugal cresceu 210% desde 2016

População brasileira morando legalmente em Portugal é de 252 mil pessoas

Número de brasileiros em Portugal cresceu 210% desde 2016 (diegograndi/envato)

O número de brasileiros morando legalmente em Portugal atingiu o recorde de 252 mil pessoas. Com as regularizações realizadas no primeiro semestre deste ano, o número represente um crescimento de 23,1% em relação a dezembro de 2021 e de 210% em relação a 2016, quando haviam 81.251 residentes brasileiros em terras portuguesas.

No primeiro semestre, ou seja, entre janeiro e junho, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) emitiu cerca de 47,6 mil novas autorizações de residência para cidadãos do Brasil, o que representa mais de um terço dos 133 mil documentos concedidos pelo órgão migratório português no período.

No entanto, o tamanho real da comunidade brasileiro é muito maior que o contabilizado pelo SEF, isso porque a estatística não inclui quem tem dupla cidadania de Portugal ou de outro país da União Europeia.

Especialistas esperam que o fluxo migratória do Brasil para Portugal se intensifique nos próximos anos, principalmente por conta do novo visto de busca de trabalho aprovado pelo Parlamento português que permite que cidadãos dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) fiquem no país durante 120 dias procurando um emprego, podendo prorrogar o visto por mais 60 dias.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.