O presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan, morreu nesta sexta-feira (13) aos 73 anos. A notícia foi confirmada pela agência de notícias estatal Wam. O governo decretou luto oficial por 40 dias e suspendeu o trabalho nos setores público e privado por três dias.
O xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan estava à frente do país desde novembro de 2004, quando sucedeu seu pai, xeque Zayed bin Sultan Al Nahayan, presidente e pai fundador dos Emirados Árabes Unidos. Em janeiro de 2014 ele sofreu um derrame cerebral e passou a aparecer pouco em público. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Nascido em 1948 em Abu Dhabi, Sheikh Khalifa era o filho mais velho do Sheikh Zayed. Antes de assumir a presidência do país, ele foi príncipe herdeiro de Abu Dhabi e chefiou o Conselho Supremo de Petróleo de Abu Dhabi, que elabora a política de petróleo.
Um dos maiores prédios do mundo, o Burj Khalifa – que antes de chamava Burj Dubai – assumiu seu nome após o governo emprestar dez milhões de dólares para pagar a dívida de Dubai com os investidores. Fã de esportes, ele apoiou a aquisição do clube inglês Manchester City – feito pelo City Group, que pertence ao Abu Dhabi United Group.
Quem deve assumir o poder, interinamente, é o vice-presidente e primeiro-ministro Mohammed bin Rashid al-Maktoum, até que o conselho federal, formado pelos líderes do sete emirados que compõem o país, elejam um novo presidente. Isso deve acontecer em um prazo de 30 dias.