Portuguese
.

Presidente dos Emirados Árabes Unidos morre aos 73 anos

Xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan estava no comando do país desde 2004

Presidente dos Emirados Árabes Unidos morre aos 73 anos

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan, morreu nesta sexta-feira (13) aos 73 anos. A notícia foi confirmada pela agência de notícias estatal Wam. O governo decretou luto oficial por 40 dias e suspendeu o trabalho nos setores público e privado por três dias.

O xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan estava à frente do país desde novembro de 2004, quando sucedeu seu pai, xeque Zayed bin Sultan Al Nahayan, presidente e pai fundador dos Emirados Árabes Unidos. Em janeiro de 2014 ele sofreu um derrame cerebral e passou a aparecer pouco em público. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Nascido em 1948 em Abu Dhabi, Sheikh Khalifa era o filho mais velho do Sheikh Zayed. Antes de assumir a presidência do país, ele foi príncipe herdeiro de Abu Dhabi e chefiou o Conselho Supremo de Petróleo de Abu Dhabi, que elabora a política de petróleo.

Um dos maiores prédios do mundo, o Burj Khalifa – que antes de chamava Burj Dubai – assumiu seu nome após o governo emprestar dez milhões de dólares para pagar a dívida de Dubai com os investidores. Fã de esportes, ele apoiou a aquisição do clube inglês Manchester City – feito pelo City Group, que pertence ao Abu Dhabi United Group.

Quem deve assumir o poder, interinamente, é o vice-presidente e primeiro-ministro Mohammed bin Rashid al-Maktoum, até que o conselho federal, formado pelos líderes do sete emirados que compõem o país, elejam um novo presidente. Isso deve acontecer em um prazo de 30 dias.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.