Portuguese
.

Rússia e Ucrânia fazem maior progresso desde início da guerra; confira as últimas notícias

Negociadores de ambos os países se encontraram na Turquia

Rússia e Ucrânia fazem maior progresso desde início da guerra; confira as últimas notícias (Twitter/Ministério da Defesa da Ucrânia)

Rússia irá reduzir ataques a Kiev
Após o fim das negociações entre Rússia e Ucrânia nesta terça-feira (29), o vice-ministro da Defesa russo confirmou que as tropas irão reduzir ‘radicalmente’ os ataques à capital ucraniana. “No sentido de fortalecer a confiança mútua e criar condições necessárias para negociações futuras e alcançar o objetivo final de assinar um acordo, tomamos a decisão de reduzir radicalmente e por uma ampla margem as atividades militares nas direções de Kiev e Chernihiv“, declarou.

Ucrânia aceitou neutralidade
Membros da delegação ucraniana informaram que o país aceitou o status de neutralidade, em troca de mais garantias de segurança. Com o status neutro, a Ucrânia não pode se unir a nenhuma aliança militar, como a Otan, e nem hospedar bases militares.

Ucrânia apresenta proposta por negociação da Crimeia
Um dos negociadores ucranianos divulgou em suas redes sociais que a Ucrânia apresentou uma proposta para negociar o território da Crimeia, que está sob comando russo desde 2014. A proposta sugere 15 anos de conversas políticas e diplomáticas, sem uso de força militar.

Diplomatas russos são expulsos da Holanda, Bélgica e Irlanda por espionagem
48 diplomatas russos foram expulsos nesta terça-feira (29) da Holanda, Bélgica e Irlanda. A Bélgica expulsou 21 funcionários que trabalhavam na Embaixada do país na Antuérpia por estarem fazendo “operações de espionagem e influência”. Já na Holanda, 17 agentes da inteligência russa que estavam credenciados como diplomatas, segundo a inteligência holandesa, também foram expulsos. Na Irlanda, foram expulsos quatro diplomatas por não atuarem “de acordo com os padrões internacionais do comportamento diplomático”.

Ucrânia diz ter recuperado cidade perto de Kharviv
Soldados ucranianos afirmam que recuperaram a cidade de Mala Rogan, que fica próxima a Kharviv, e expulsaram as tropas russas. Segundo eles, vários veículos blindados da Rússia foram destruídos durante o confronto. A tomada da cidade “é muito importante porque daqui [soldados russos] bombardeiam constantemente áreas residenciais da cidade”, disse o prefeito de Kharkiv, Igor Terekhov, à mídia local.

Prédio do governo de Mykolaiv é atingido por mísseis
As autoridades de Mykolaiv afirmaram que o principal prédio do governo foi atingido por mísseis russos nesta terça-feira. Segundo os serviços de resgates, ao menos 9 pessoas morreram e 22 ficaram feridas. “Eles destruíram metade do prédio, entraram no meu escritório”, disse o governador.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.

Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.