Portuguese
.

Maior trader de petróleo do mundo, Vitol Group pretende parar de negociar com a Rússia

Grupo anunciou que está cumprindo contratos estabelecidos antes da guerra

Maior trader de petróleo do mundo, Vitol Group pretende parar de negociar com a Rússia (Vedrana Sucic/Twenty20)

O maior trader de petróleo do mundo, o Vitol Group anunciou que pretende parar completamente de negociar petróleo e outros produtos de origem russa até o fim de 2022. A decisão veio após um conselheiro do presidente ucraniano Volodymr Zelenzky pedir para que a Vitol e outros traders parassem de negociar com a indústria russa de combustíveis fósseis, a fim de cortar o fluxo de caixa que ajuda a financeira a invasão.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, o grupo irá diminuir bruscamente os negócios no segundo trimestre, enquanto negociam produtos remanescentes de contratos que foram estabelecidos antes da guerra na Ucrânia começar. Outras grandes petrolíferas, como Shell, BP e Exxon já anunciaram que irão abandonar as suas participações em investimentos que tem relação com a Rússia, enquanto tomam medidas para interromper todas as negociações com o país presidido por Vladimir Putin.

Vale lembrar que petróleo e gás representam juntos 15% do PIB russo, enquanto as exportações desses combustíveis fósseis representam cerca de 50% a 60% de todas as exportações do país. O boicote ao petróleo russo é uma das estratégias do ocidente para pressionar Putin pelo fim da guerra.

Desde o começo da guerra, o preço do commodity disparou e tem sido um dos principais responsáveis pelas altas na inflação ao redor do mundo. Nesta quarta-feira (13) o Brent subia 2,67% a US$ 107,37, enquanto o WTI avançava 2,28% a US$ 102,89.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.