A empresa japonesa Takeda completou as fases dos testes clínicos para uma vacina contra a dengue. Esse será o primeiro lançamento global de uma vacina de uma empresa do Japão, que já solicitou aprovação do imunizante na Ásia, América do Sul e Europa.
A vacina da Takeda pode ser utilizada em crianças acima de 4 anos e não teve nenhum efeito colateral importante observado. Os testes clínicos mostraram que com duas doses da vacina é possível ter 61% de efetividade na prevenção contra a dengue e 84% de efetividade na prevenção de hospitalização e formas graves da doença.
Vale lembrar que a dengue é uma doença viral infecciosa, transmitida principalmente por mosquitos – no Brasil, o vírus é transmitido pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti (quando o inseto também está infectado). Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dengue é endêmica em regiões tropicais e infecta cerca de 390 milhões de pessoas por ano.
O objetivo da empresa é comercializar a vacina em cerca de 30 países e gerar vendas anuais de aproximadamente US$ 1,6 bilhão. Atualmente a empresa está investindo US$ 132 milhões para construir uma fábrica na Alemanha que será responsável por fabricar 50 milhões de doses do imunizante por ano.