Com 81.326 votos contra 60.399, Liz Truss derrotou seu adversário Rishi Sunak e foi eleita como nova presidente Partido Conversador britânico nesta segunda-feira (5). Com isso, ela se torna a futura primeira-ministra do Reino Unido. Aos 47 anos, Liz Truss se tornará a terceira mulher a ocupar o cargo do país, após Margaret Thatcher e Theresa May.
Truss é ministra dos Negócios Estrangeiros e irá assumir o posto de primeira-ministra amanhã (6), quando o atual premiê Boris Johnson, irá entregar sua demissão à rainha Elizabeth II, no castelo de Balmoral, na Escócia. Na sequência, a rainha deve se encontrar com Liz para receber o cargo.
Essa será a primeira vez que a maior autoridade do Reino Unido não se deslocará para Londres para receber a nova primeira-ministra no palácio de Buckingham por conta de problemas de saúde que a rainha Elizabeth II enfrenta.
A nova líder do Partido Conservador agradeceu aos que participaram de sua campanha, homenageou os demais candidatos e também agradeceu o atual primeiro-ministro. “É uma honra ser eleita líder do Partido Conservador unionista. (…) Boris, você conseguiu cumprir o Brexit, esmagar Jeremy Corbyn, conseguiu cumprir o que era necessário em relação à vacina e demonstrou firmeza a Vladimir Putin. Por isso, você é admirado de Kiev a Carlisle”, disse Liz Truss, prometendo que fez “uma campanha conservadora e irei governar como conservadora”.