Portuguese
.

Banco Central Europeu projeta inflação abaixo da meta para 2023

Pesquisa indica inflação abaixo de 2% em 2023

Banco Central Europeu projeta inflação abaixo da meta para 2023

O Banco Central Europeu (BCE) publicou hoje (04) uma pesquisa que indica que a inflação na zona do euro pode ir abaixo de 2% no próximo ano. Apesar de ter mantido a política monetária inalterada ontem (03), o BCE reconheceu os riscos de inflação e alertou sobre o aumento das pressões dos preços ao consumidor. Além disso, eles também abriram uma porta para um possível aumento de juros neste ano.

Neste ano, o levantamento do BCE junto com especialistas, é de que a inflação fique em 3%, abaixo da previsão do banco que era 3,2%. Já em 2023, o avanço pode desacelerar a 1,8%. A inflação na Europa atingiu máxima recorde de 5,1% em janeiro, o dobro da meta e bem acima das projeções do BCE, o que indica uma dificuldade do banco em entender as atuais tendências de preços. O levantamento ainda mostrou uma projeção de crescimento econômico 4,2% este ano.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.