Portuguese
.

Elon Musk visita o Brasil para falar sobre parceria da Starlink com governo

Internet via satélite Starlink oferecerá internet para 19 mil escolas

Elon Musk visita o Brasil para falar sobre parceria da Starlink com governo (NaratripBoonroung/Twenty20)

O empresário Elon Musk, que figura no topo do ranking de maiores bilionários da Forbes, visitou o Brasil nesta sexta-feira (20) e encontrou membros do governo e empresários. Durante a manhã, Musk usou o Twitter para anunciar que já estava no país e revelar o motivo da viagem. “Muito empolgado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink para 19 mil escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia”, escreveu.

De acordo com informações da empresa, a Starlink funciona enviando informações através do vácuo do espaço, onde se desloca mais rapidamente do que em cabos de fibra óptica, o que a torna mais acessível a mais pessoas e locais. Além disso, enquanto a maioria dos serviços de internet por satélite orbitam a cerca de 35 mil km de altitude, os satélites da empresa estão em uma distância mais próxima da Terra, a cerca de 550 km, fazendo com que o tempo de envio e recepção de dados sejam mais rápidos.

Com isso, o governo brasileiro pretende uma parceria com Musk para que a Starlink tenha direito de exploração no Brasil até 2027 e leve internet para áreas rurais e locais remotos, além de auxiliar no monitoramento ambiental da Amazônia.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que estava presente no encontro com o empresário afirmou que colocou à disposição a base de Alcântara para ser usada pela SpaceX, empresa aeroespacial também controlada pelo bilionário. “A base de lançamento de Alcântara está disponível, como conversado entre ele e o comandante da Força Aérea”, afirmou Bolsonaro.

Questionado se os satélites não poderiam dar a Musk informações privilegiadas de interesse nacional, o ministro da Comunicação Fábio Faria negou. “Os satélites estão lá, o que a gente está querendo é que todas as informações que eles já têm, que eles possuem, que eles possam dividir com o governo“, explicou o ministro.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.