Portuguese
.

Banco Central da Inglaterra anuncia maior alta dos juros em 27 anos

Banco britânico aumentou juros para 1,75%, alertando para alta da inflação e período de recessão

Banco Central da Inglaterra anuncia maior alta dos juros em 27 anos (Mehaniq41/envato)

O Comitê de Política Monetária do Banco Central da Inglaterra (BoE) decidiu, por 8 votos contra 1, por um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa de juros – elevando para 1,75%. Esse é o nível mais alto desde dezembro de 2008.

“A política monetária não está num caminho estabelecido previamente“, disse o Banco da Inglaterra. “A escala, o ritmo e o momento de quaisquer outras mudanças na Taxa Bancária refletirão a avaliação do comitê sobre as perspectivas econômicas e as pressões inflacionárias.

Segundo a agência de notícias Reuters, esse foi o maior aumento na taxa de juros desde 1995. No entanto, essa alta já era esperado pelos especialistas, na esteira do que acontece com os demais bancos centrais pelo mundo que tentam conter a inflação.

O BoE já alertou que o Reino Unido irá enfrentar uma recessão com a economia começando a encolher no último trimestre desse ano e se contraindo durante todo o ano de 2023 – se realmente acontecer, isso irá se configurar como a recessão mais longa desde a crise financeira global. A expectativa do banco central britânico é que a inflação ao consumidor atinja um pico de 13,3% em outubro – o maior nível desde 1980.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.