Portuguese
.

Economia dos Estados Unidos recua no primeiro trimestre

Essa é a primeira queda do PIB americano desde o início da pandemia, há dois anos

Economia dos Estados Unidos recua no primeiro trimestre (Twenty20)

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu a uma taxa anualizada de 1,4% no primeiro trimestre deste ano, conforme divulgou o Departamento de Comércio americano nesta quinta-feira (28). Essa é a primeira leitura do PIB, que deve ser corrigida em breve, no entanto, a expectativa do mercado era de que a economia do país crescesse cerca de 1,1%.

Essa é a primeira queda da economia da principal potência mundial desde o início da pandemia, há cerca de dois anos. No quarto trimestre de 2021, o PIB havia avançado 6,9%.

Segundo o comunicado do Departamento de Comércio, o aumento de casos da Covid-19 no início do ano pesou no PIB do país. No entanto, houve aumento nos gastos com consumo pessoal (medidos pelo PCE) e nos investimentos fixos não residenciais e residenciais. O PCE, que mede os gastos de consumo pessoal, teve alta de 7% nos primeiros três meses de 2022. O aumento foi impulsionado por uma alta no custo de serviços, principalmente na parte de assistência médica.

A retração na economia americana aumenta a já forte probabilidade do Federal Reserve manter o aperto monetário. A expectativa do mercado é de que na próxima reunião do Fomc, os Estados Unidos aumentem a taxa de juros em 0,50 ponto percentual.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.