Portuguese
.

Selic: Copom aumenta taxa de juros para 12,75%

É o maior patamar da Selic desde fevereiro de 2017, quando estava em 13%

Selic: Copom aumenta taxa de juros para 12,75% (Marcello Casal Jr/Agência BrasiL)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou no final da tarde desta quarta-feira (4) que, por unanimidade, decidiu elevar a taxa básica de juros (Selic) para 12,75% ao ano. O aumento de 1 ponto percentual vem de encontro com a expectativa do mercado. Esse é o 10º reajuste consecutivo da taxa, que agora chega ao seu maior nível desde fevereiro de 2017.

“Seguindo o movimento praticado nesta tarde pelo banco central norte-americano, o Comitê de Política Monetária brasileiro, elevou, como esperado pelo mercado, a taxa básica de juros. Sendo assim, a expectativa agora fica voltada às próximas reuniões e as potenciais altas, no intuito de arrefecer a inflação, que persiste em fica alta devido ao choque de oferta de insumos. Com isso, os títulos de renda fixa serão ainda mais procurados pelo investidor conservador, já que as taxas destes ativos acompanham a alta da Selic“, analisa o Executivo de Investimentos da Invest4U, Vinicius Felchack.

No comunicado divulgado, o Copom sinalizou que “para a próxima reunião, o Comitê antevê como provável uma extensão do ciclo com um ajuste de menor magnitude”. Vale lembrar que o Relatório Focus prevê que a Selic deve finalizar o ano em 13,25%, ou seja, a expectativa é de pelo menos mais um aumento na taxa de juros.

Segundo o Banco Central, a inflação ao consumidor seguiu “surpreendendo negativamente”, sendo assim, o Copom ressaltou que “irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”. Atualmente a inflação está em 11,30% ao ano, sendo que a meta é de 3,5% com tolerância de 1,5 p.p. O Focus espera que no final do ano o IPCA, que mede a inflação oficial, esteja em 7,89%.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.