Portuguese
.

Taxa de desemprego recua em janeiro, diz IBGE

Resultado do trimestre chega no menor nível desde 2016

Taxa de desemprego recua em janeiro, diz IBGE (Arquivo/Agência Brasília)

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, é o menor resultado para o período desde 2016, quando a taxa era de 9,6%. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua foram divulgados na manhã de hoje (18) pelo IBGE.

No trimestre encerrado em janeiro de 2021, a taxa era de 14,5%. Ainda de acordo com o IBGE, a taxa observada no trimestre encerrado em janeiro deste ano ficou abaixo da observada no trimestre finalizado em outubro de 2021, de 12,1%.

Apesar do mercado de trabalho estar se recuperando aos poucos dos danos causados pela pandemia, ainda há 12 milhões de desempregados no país. O número é 6,6% abaixo do trimestre finalizado em outubro e 18,3% menor que do trimestre encerrado em janeiro de 2021.

Com o recuo do desemprego, consequentemente, houve um crescimento no número de empregados. O número de contratados sem carteira assinada no setor privado teve um crescimento de 3,6% em relação ao trimestre anterior e de 19,8% no ano, enquanto o número de empregados com carteira assinada subiu 2% no trimestre e 9,3% no ano.

O número de trabalhadores por conta própria ficou estável quando comparado com o trimestre anterior, mas subiu 10,3% no ano. No setor público, houve um aumento de 1,9% de empregados no trimestre, permanecendo estável no ano.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.