Portuguese
.

Canadá abre mercado para importação de carne brasileira

País autorizou o início da importação da carne suína e bovina produzida no Brasil

Canadá abre mercado para importação de carne brasileira (Alfribeiro/Twenty20)

O Canadá autorizou o início das importações de carne suína e bovina do Brasil. O anúncio foi feuti nesta segunda-feira (14), pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Com isso, o Brasil ultrapassa a marca de 200 mercados abertos nos últimos três anos.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, disse que, levando em conta o market share do Brasil para esses dois produtos, é possível estimar exportações da ordem de US$ 150 milhões por ano.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio. “A abertura [da carne suína] é válida, neste primeiro momento, para os estabelecimentos sob inspeção federal localizados no Estado de Santa Catarina – à época da solicitação inicial, o estado era o único reconhecido como livre de aftosa sem vacinação, que é um critério estabelecido pelas autoridades canadenses. As negociações seguirão em curso para a inclusão, no futuro, de novas áreas já reconhecidas com o mesmo status pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)“, informou a ABPA em nota.

A ministra da Agricultura está em missão no Canadá para tratar da importação de fertilizantes pelo Brasil. Como quarto consumidor global de fertilizantes, o Brasil busca novos mercados, já que a Rússia, principal fornecedor do país, sofre sanções mundiais por causa da guerra na Ucrânia e anunciou a suspensão de exportações do insumo.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.