Um levantamento da Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres) mostrou que o Brasil é o país com a segunda conta de luz mais cara entre as maiores economias do mundo. Apenas em impostos, subsídios e taxas na conta de luz, os brasileiros pagam cerca de R$ 12 bilhões por mês – no ano, isso dá R$ 144 bilhões.
Segundo a Abrace, usando dados da Agência Internacional de Energia, o cálculo do índice do custo de energia é o valor cobrado em cada país pelo consumo de 200 kwh em relação a renda per capta. Sendo assim, o Brasil fica atrás apenas da Colômbia. O que chama atenção é o fato do nosso país ser um dos que mais tem matrizes energéticas.
No entanto, a Abrace explica que apenas 53,5% do valor da conta de luz é resultado da dos custos de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, o restante (46,5%) vem de taxas que bancam impostos, políticas públicas, subsídios e ineficiências do setor.
Quem lidera o ranking com a energia elétrica mais barata é a Noruega, seguida por Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça.