Portuguese
.

Brasileiros pagam a 2ª conta de luz mais cara do mundo

Brasil fica atrás apenas da Colômbia

Brasileiros pagam a 2ª conta de luz mais cara do mundo (Nattawat Kaewjirasit/Twenty20)

Um levantamento da Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres) mostrou que o Brasil é o país com a segunda conta de luz mais cara entre as maiores economias do mundo. Apenas em impostos, subsídios e taxas na conta de luz, os brasileiros pagam cerca de R$ 12 bilhões por mês – no ano, isso dá R$ 144 bilhões.

Segundo a Abrace, usando dados da Agência Internacional de Energia, o cálculo do índice do custo de energia é o valor cobrado em cada país pelo consumo de 200 kwh em relação a renda per capta. Sendo assim, o Brasil fica atrás apenas da Colômbia. O que chama atenção é o fato do nosso país ser um dos que mais tem matrizes energéticas.

No entanto, a Abrace explica que apenas 53,5% do valor da conta de luz é resultado da dos custos de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, o restante (46,5%) vem de taxas que bancam impostos, políticas públicas, subsídios e ineficiências do setor.

Quem lidera o ranking com a energia elétrica mais barata é a Noruega, seguida por Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.