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Vendas no varejo caem pelo segundo mês seguido

No acumulado do ano setor teve alta de 1,4%, enquanto nos últimos 12 meses recuou -0,9%

Vendas no varejo caem pelo segundo mês seguido (mstandret/envato)

As vendas no varejo brasileiro recuaram -1,4% na passagem de maio para junho. Esse é o segundo mês consecutivo que o setor tem resultado negativo. O resultado de junho traz a maior variação negativa para o comércio desde dezembro do ano passado, quando a queda foi de 2,9%. No primeiro semestre do ano, há uma alta acumulada de 1,4% frente ao mesmo período de 2021, e, nos últimos 12 meses, perda de 0,9% – também sendo o segundo mês consecutivo de queda no acumulado anual, o que não acontecia desde agosto de 2017.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A retração na comparação com maio foi disseminada por sete das oito atividades investigadas pela pesquisa. Duas delas tiveram maior influência sobre o índice geral do varejo: tecidos, vestuário e calçados, com queda de 5,4%, e hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, segmento que recuou 0,5% no período.

A atividade de hiper e supermercados teve uma influência importante da inflação ao longo do primeiro semestre do ano. Entre abril e maio, houve variação de 4% na receita e de 1% no volume de vendas, indicador em que a pesquisa já desconta a inflação. De maio para junho, essa atividade teve queda de 0,5% no volume, mas variou 0,3% em receita. Isso significa que há amplitude menor da inflação, mas o suficiente para que o volume tivesse uma variação negativa, apesar de a receita ficar no campo positivo“, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

A única atividade que cresceu frente ao mês anterior foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,3%). “Nesse segmento, o aumento é ligado aos artigos farmacêuticos e reflete a alta nos preços dos medicamentos. Esse é um tipo de produto que, na maioria das vezes, você não consegue substituir. Isso aumenta o dispêndio de uma família que pode ter que gastar nessa atividade e diminuir o consumo em outras“, analisa Cristiano.

com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)


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