Portuguese
.

FedNow: ‘pix americano’ deve chegar ao mercado em 2023

Serviço é muito similar ao Pix brasileiro, lançado em 2020.

FedNow: ‘pix americano’ deve chegar ao mercado em 2023 (dragonimages/envato)

Com a popularização dos sistemas de pagamento instantâneos, o Federal Reserve (Fed) se prepara para implementar o FedNow Service. Assim como o Pix no Brasil, o instrumento que será lançado pela autoridade monetária americana permitirá que instituições financeiras de todos os tamanhos e em todas as comunidades dos Estados Unidos passem a fornecer serviços de pagamento instantâneo seguros e eficientes em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Segundo a instituição, o FedNow será lançado em 2023 e será implementando em fases. De acordo com o Fed, essa abordagem em fases permitirá ajustes e melhorias na resposta às necessidades do setor ou mudanças na tecnologia. Atualmente os americanos já têm serviços particulares que utilizam o sistema de pagamento instantâneo, no entanto, as transações desse tipo representaram apenas 1%das operações realizadas em 2021, com expectativa de que em 2026 chegue 4%, segundo um estudo feito pela ACI Worldwide, em parceria com a GlobalData e o Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (Cebr).

No Brasil, o mesmo estudo mostrou que ano passado 5% das operações foram via pagamento instantâneo e a projeção é que em 5 anos essa forma de transação represente 34% das operações realizadas no país.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.