Portuguese
.

Biden anuncia novas sanções contra Rússia

Presidente norte-americano afirmou que não irá lutar contra a Rússia em solo ucraniano

Biden anuncia novas sanções contra Rússia (Anna_om/Envato)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento nesta quinta-feira (24) afirmando que Vladimir Putin “escolheu a guerra” ao invadir a Ucrânia. No entanto, ele repetiu que não enviará tropas para o território ucraniano para lutar contra a Rússia, mas que qualquer ação contra países membro da Otan será prontamente respondida.

Durante o discurso, Biden anunciou o novo pacote de sanções que inclui mais quatro bancos russos, além do congelamento dos ativos dessas instituições em grupos financeiros americanos, que somam US$ 1 trilhão. A Rússia também terá os negócios limitados em diferentes moeda, como o dólar, a libra, o euro e o iene.

Ele [Putin] e seu país arcarão com as consequências. Estou imponto sanções, limitações de exportações, com consequências econômicas para agora e para o futuro”, informou Biden. Apesar disso, a Rússia ainda não será desligada do sistema swift, como havia pedido o presidente da Ucrânia. Segundo o presidente americano a exclusão é uma opção, mas ainda não há consenso.

Biden ainda disse que qualquer nação que fique ao lado da Rússia estará manchada e que a invasão “nunca foi para garantir segurança, mas para garantir seu império”, afirmando que o objetivo do presidente russo é reestabelecer a antiga União Soviética.

Voltando a falar mais diretamente com os cidadãos americanos e os impactos que a guerra pode trazer para o país, Biden pediu compreensão para as empresas de petróleo e gás nos Estados Unidos, pedindo para “não explorarem o momento”. A preocupação de uma alta no preço do petróleo é grande, visto que a Rússia é um dos principais produtores do commodity.

Ele afirmou que pode liberar barris adicionais da reserva estratégica de petróleo e afirmou: “farei tudo o que estiver ao meu alcance para limitar a dor que o povo americano está sentindo na bomba de gasolina. Essa agressão não pode ficar sem resposta”.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.