Portuguese
.

Ibovespa abre em queda enquanto Rússia segue avançando sobre Kiev

Mercado na Ásia e na Europa estão reagindo positivamente um dia após a invasão russa à Ucrânia

Ibovespa abre em queda enquanto Rússia segue avançando sobre Kiev

As atenções desta sexta-feira (25) seguem voltadas ao conflito no leste europeu, com destaque para a reunião extraordinário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Na agenda, hoje tem a divulgação do IGP-M no Brasil, além da leitura de janeiro da inflação ao consumidor dos Estados Unidos, medido pelo PCE.

Brasil

O Ibovespa abriu em queda de 0,33% a 111.229 pontos ás 10h21 (horário de Brasília). O mercado brasileiro reage às incertezas e à volatilidade causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Dentro do governo brasileiro não há um consenso sobre o assunto, tendo desentendimentos entre o presidente e o vice-presidente da República.

Além disso, um comunicado da reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) trouxe a primeira avaliação pública do Banco Central (BC) depois que a Rússia invadiu a Ucrânia e provocou uma onda de aversão ao risco global. Os membros do Comef decidiram manter o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil em 0%. O secretário do Tesouro Nacional ainda disse que o país está “bem estruturado” para enfrentar a volatilidade.

Internacional

As bolsas asiáticas conseguiram reverter os resultados negativos da última quinta-feira e fecharam com alta em sua maioria, reagindo à Wall Street que conseguiu fechar com resultados positivos após a invasão russa à Ucrânia. O Nikkei, em Tóquio, registrou avanço de 1,95%, enquanto o Kospi, em Seul, teve alta de 1,06%. Em Taiwan, o Taiex teve ganho de 0,33%, enquanto o Xangai Composto avançou 0,63% na China continental. Por outro lado, o Hang Seng, em Hong Kong, fechou a sexta-feira com queda de 0,59%.

O mercado também reagiu positivamente na Europa nesta sexta. O Euro Stoxx registrava altas de 3,07% às 10h26 (horário de Brasília). Na França, o CAC 40 avançava 3,06%, enquanto o DAX, na Alemanha, tinha alta de 3,14%. No Reino Unido, o FTSE subia 3,02%.

Nos Estados Unidos, os mercados devem abrir em baixa à medida que tropas russas seguem avançando em direção à Kiev, capital da Ucrânia, mesmo após as sanções impostas pelos Estados Unidos e outros países ocidentais. O dólar seguia reagindo durante a manhã e registrava leve alta de 0,04% a R$5,12, às 10h34 (horário de Brasília).


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.