Portuguese
.

BC da Ucrânia proíbe compras de criptomoedas em moeda local

Medida é para “evitar a saída improdutiva de capital do país sob a lei marcial”

BC da Ucrânia proíbe compras de criptomoedas em moeda local (Pawel Litwin/Twenty20)

O banco central da Ucrânia invocou a lei marcial, que está em vigor desde que o país foi invadido pela Rússia, para proibir a compra de criptomoedas usando a moeda local do país – hryvnias ucranianos. A decisão foi divulgada na última quinta-feira (21).

Segundo o BC ucraniano, as pessoas só poderão comprar criptomoedas em moeda estrangeira e sem ultrapassar o valor de 100 mil hryvnias ucranianos (o que equivale a US$ 3.400) por mês. Essa medida foi tomada “para evitar a saída improdutiva de capital do país sob a lei marcial“.

Em março, o país presidido por Volodymyr Zelensky legalizou formalmente as criptomoedas, determinando que o status legal, classificação, propriedade e reguladores de ativos virtuais serão regulamentados pela Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Mercado de Ações. Desde o início da guerra, a Ucrânia recebeu pelo menos US$ 100 milhões em doações de criptomoedas.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.